quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Biblioteca Almeida Garrett, Livraria Lello & Irmão e Palácio da Bolsa.

Livraria Lello, no Porto, é considerada a terceira mais bela do mundo. O jornal inglês chama-lhe “divina”“É um motivo de orgulho para os Portugueses, e aumenta as nossas responsabilidades», diz Antero Braga, proprietário da Lello, depois de saber e de a ir visitar fiquei com o conhecimento que a livraria é uma referência a nível mundial. No entanto, o terceiro lugar sabe a pouco: construída de raiz não conheço nenhuma tão bonita. Fundada em 1906, a Livraria Lello, estende-se por dois andares, mantém a traça original. O edifício, projectado por Xavier Esteves, foi construído de raiz em estilo neogótico. Surpreende, a quem ali entra, a escadaria circular, as enormes estantes iluminadas pela suave luz da clarabóia. É um património arqitetónico maravilhoso. Nas estantes e bancas existem cerca de «120 mil títulos diferentes». E em várias línguas, porque parte substancial dos clientes da casa chega do estrangeiro. A pensar nos turistas, que têm a Lello como lugar de passagem no roteiro do Porto, «temos obras traduzidas, em várias línguas, de escritores portugueses». Ao contrário das outras casas, graças ao público internacional, a Lello não apresenta quebra de vendas durante os meses de Verão.
Quem somos (Biblioteca Almeida Garrett)
É considerado Um espaço de informação e lazer.
Consulte:Livros, Jornais e revistas, CDs e DVDs, Internet, Bases de dados;
Utilize: Meios informáticos, Serviço de impressões e fotocópias, Empréstimo Domiciliário;
Participe: Conta-me um conto, Comunidade de leitores, Actividades Culturais no Auditório, Exposições, Oficinas de leitura.
A Biblioteca Escolar é um lugar de aprendizagens múltiplas, um espaço de trabalho e de lazer de professores, alunos e funcionários e, por isso, apresenta-se como recurso educativo por excelência da comunidade educativa.
Como homenagem ao escritor Almeida Garrett, a nossa biblioteca adoptou-o como patrono, em 1999, aquando das comemorações do 2º centenário do seu nascimento.Garrett foi o grande impulsionador do teatro em Portugal a partir do Romantismo. Propôs a edificação do Teatro Nacional e a criação do Conservatório.
Biblioteca Municipal Almeida Garrett - Integrada nos jardins do Palácio Cristal (actual Pavilhão Rosa Mota), trata-se de uma biblioteca com ambiente informal, acessível, e que convida à leitura e pesquisa do mundo escrito, desde o simples jornal, revista até ao livro. Horário de funcionamento: Segunda 14h-18.00h Resto da semana 10h-18.00h, encerra nos domingos.
O Palácio da Bolsa, fica situado em Portugal (Porto) começou a ser construído em Outubro de 1842, em virtude do encerramento da Casa da Bolsa do Comércio, o que obrigou temporariamente os comerciantes portuenses a discutirem os seus negócios na Rua dos Ingleses, em pleno ar livre.Com uma mistura de estilos arquitectónicos o edifício apresenta em todo o seu esplendor, traços do neoclássico oitocentista, arquitectura toscana, assim como o neopaladiano inglês.Sede da Associação Comercial do Porto, serve agora para os mais diversos eventos culturais, sociais e políticos da cidade. O Salão Árabe detém o maior destaque de todas as salas do palácio devido, como o nome indica, a estuques do século XIX legendados a ouro com caracteres arábicos que preenchem as paredes e tecto da sala. É neste salão que tem lugar as homenagens a chefes-de-estado que visitam a cidade.
Temos tanta riqueza no nosso País que nos passa despercebida. A cidade invicta (Porto) é um ponto turístico fabuloso e cultural. Fiquei maravilhada com a beleza arquitectónica de todos estes espaços públicos. Ao ter feito estas visitas e ter registado estes conhecimentos, pelo caminho percepcionei vários estilos, presentes nos monumentos e edificios que fui visualizando ao longo do percurso. Estes compõem-se de uma variedade diversificada de tipos de arquitectura:
o estilo barroco (Torre dos Clérigos)Neoclássico (Palácio da bolsa)Gótico e Neo-Gótico (Papelaria Lello) etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário