quinta-feira, 21 de maio de 2009

Imigração em Portugal e na Europa

O que é imigração?Considera-se como imigração o movimento de entrada, com ânimo permanente ou temporário e com a intenção de trabalho e/ou residência, de pessoas ou populações, de um país para outro.

O que é emigração?A emigração é o acto e o fenómeno espontâneo de deixar seu local de residência para se estabelecer numa outra região ou nação.O Emigrante é aquele que sai de um país com ânimo permanente ou temporário e com a intenção de buscar trabalho e/ou residência em outro país;

Agora que fizemos essa distinção, vamos considerar por que as pessoas imigram. A lenda do sonho, promete uma vida melhor, mas, de modo mais específico, geralmente as pessoas vão em busca de oportunidades de emprego, de se reencontrar com amigos e com a família ou de escapar de conflitos e de opressão em seu país de origem, o que é também conhecido como procurar asilo.

Este grande fluxo migratórios maiores comunidades imigrantes legais em Portugal (em 2005) foram os brasileiros, ucranianos, cabo-verdianos e angolanos. No entanto, todas estas comunidades foram as maiores em diferentes anos, que foi sendo rapidamente suplantada por outras provenientes de ondas migratórias mais recentes. Este grande fluxo migratório muito se deveu à abertura das fronteiras da União Europeia por parte da Alemanha, em 1999. No entanto, devido à escassez de empregos indiferenciados neste país fez com que estes migrassem, onde existiam grandes necessidades de mão-de-obra para a construção civil e agricultura.A maioria desses imigrantes estava dividida em grupos, os eslavos: ucranianos, russos e búlgaros, e os latinos de leste: romenos e molda-vos.Um dos maiores grupos e que se fixou nas regiões de Lisboa, Setúbal, Faro e Porto são os ucranianos, e ninguém sabe ao certo o seu número total. No entanto, o número de imigrantes legais, é de cerca de 70 000, sendo sabido que este número é muitas vezes inferior à realidade. O grupo é de tal forma numeroso que fez com que a Ucrânia de país distante e desconhecido passasse a familiar e que a maioria dos imigrantes de leste seja vista pelos portugueses como "ucranianos".A imigração de leste tornou-se de difícil controlo, e começaram a actuar no país máfias que traziam e controlavam imigrantes.Em 2003, a imigração em massa proveniente do leste europeu estacou e passou a ser de fluxo mais ténue, surgindo assim a imigração mais significativa de brasileiros e asiáticos de várias origens (nomeadamente indianos e chineses http://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra
Política comunitária da migração: Através de duas comunicações gerais e de propostas legislativas mais específicas, a Comissão definiu as grandes vertentes de uma política comum da migração e do asilo, designadamente nos domínios seguintes:
A criação de um quadro de base que regula a admissão e as condições de estadia dos imigrantes legais e das suas famílias.

Sem comentários:

Enviar um comentário